Busca:

NOVA COMISSÃO
Todos contra a Dengue
Autor: SAAE - 18/02/2012
Notícias

 

D E N G U E T Ô F O R A D I G A N Ã O A D E N G U E - T O D O S C O N T R A A D E N G U E ! ! !

O QUE É A DENGUE A dengue é uma das mais importantes viroses (doenças causadas por vírus). Nos países de clima tropical, as condições de meio-ambiente favorece o desenvolvimento e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, seu principal transmissor.

CAUSADOR E TRANSMISSOR O causador da dengue é um vírus, mas seus transmissores – chamados tecnicamente de vetores – são mosquitos do gênero AEDES, popularmente conhecido como pernilongo da dengue. Esse inseto tem características que podem facilitar seu reconhecimento: é escuro e rajado de branco, é menor que um pernilongo comum, pica durante o dia, desenvolve-se em água parada e limpa, (o mosquito já está se acostumando a água suja também), não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções p/uma pessoal sadia. Nem através da água ou alimento. Em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas. O período de incubação varia de 3 a 15 dias após a picada pelo mosquito, sendo em média de 5 a 6 dias o aparecimento dos sintomas.

SÃO SINTOMAS: FEBRE ALTA, DOR MUSCULAR E NAS JUNTAS, MANCHAS AVERMELHADAS POR TODO O CORMPO, FALTA DE APETITE, FRAQUEZA, EM ALGUNS CASOS, SANGRAMENTO DE GENGIVAS E NARIZ.

TRATAMENTO: A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento p/aliviar as dores e a febre, sempre com indicação do médico. Para quem já teve dengue uma vez, o cuidado deve ser redobrado. Em uma segunda contaminação as chances são maiores de a doença evoluir para a hemorrágica. A pessoa com dengue não pode tomar remédio à base de ácido acetílico salicífico, como por exemplo, aspirina, AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Eles podem facilita o sangramento. Como a doença causa muita dor no corpo, em geral, as pessoas procuram analgésicos. É importante para o doente evitar antiinflamatórios, pois facilitam o sangramento.

COMO EVITAR A DOENÇA: A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os “CRIADOUROS” (lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito). Portanto, não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como: PNEUS, GARRAFAS, PRATOS DE VASOS DE PLANTAS E XAXIM, BACIAS, COPINHOS DESCARTÁVEIS E TAMBÉM NÃO SE ESQUEÇA DE TAMPAR, CAIXAS D’ÁGUA, CISTERNAS, TAMBORES, POÇOS E OUTROS DEPÓSITOS DE ÁGUA.

DICAS IMPOSTANTES: Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue. II) – Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. Uma boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos. III) – Limpe calhas e lajes das casas. IV) – Lave bebedouros de aves e animais com escova ou bucha e troque a água pelo menos uma vez por semana. V) – Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, em local abrigado. VI) – Fure latas e pneus. VII) – Jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafas e tudo que acumula água. VIII) – O lixo deve ficar o tempo todo fechado.

 

 
SAAE - SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO
BAIXO GUANDU - ES
Av. 10 de Abril, n. 290 - Centro / CEP: 29730-000
CNPJ: 27.500.412/0001-47
www.saaebgu.com.br